sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

1 minuto.

( De 2013. Quase um ano se passou... a lição continua a mesma.)


Uma semana já se passou. O incêndio já cessou, mas a nuvem continua cinza em Santa Maria. Emt odo o país. São 250 sorrisos apagados agora, e mais um tanto que adormece com a perda. Os que foram, sofreram. Os que ficaram sofrem. Não tem como não doer. Não tem como esquecer se a cada minuto um flash surge. Surge um novo número, um novo motivo, um novo culpado, um novo inocente, uma nova solução. Um novo tudo, menos uma nova vida para aqueles que não resitiram. Imagino como esteja agr o caração dos familiares, que além da perda, têm a mídia que não para de falar sobre. Eu sei, é notícia. Abalou o mundo. Mas pensa perder seus 2 filhos , procura-los em casa e não encontrar, mas  toda hora ve-los na tv? Vê-los como pratagonista da tragedia que deu inicio ao ano de 2013 e pôs um fim no sonho de centenas de jovens, que certos ou errados, apenas se divertiam. Deve ser revoltante ver a ignorancia das pessoas nas redes sociais.  A maioria delas por nao saber interpretar o que lê. Uma jovem postou ( Desnecessáriamente, talvez) que não estava triste, mas estava chocada e esperava que Deus confortasse os coraçãos que perderam entes queridos.  TODOS caíram em cima dela, até que seu comentário foi removido por admistradores. Vejamos então... quantos destes deixaram de trabalhar, comer, sair, namorar, e desde então só choram? Nenhum. Sabe porque? Porque não perderam pessoas amadas. Mas, é bonito dizer que está triste. É o "correto" . Caso contrário você é tido como insensivel. É isso que dita a sociedade, não é? HIPÓCRITAS. Estamos todos abalados, chocados, piedosos, respeitosos, solidários e até inconformados, mas tristes? Tristes estão os familiares, os amigos, os colegas. Tristes estão aqueles que sentem falta. Eu não conhecia nenhum deles. Estou comovida, muito. Toda as manhãs eu leio as noticias sobre, ja vi e revi a planta da KISS várias vezes. Não entendo como coube tanta gente, num estreito daquele. Mas, é como minha vó diz " É boate, filha. Dança com um, qnd vira já tem outro. Não dá nem pra andar." Triste eu fiquei qando pensei como seria se fosse com um dos meus amigos. Eu me imaginei perdendo cada um deles, ou todos eles de vez, por irresponsabilidade de alguém. Dói, por isso respeito e exijo que todos façam os mesmo com os que perderam os seus. Mas a gente nunca acha que vai acontecer conosco. Eu mesmo, sempre gostei de estar perto dos palcos, logo, distante da saida e nunca.. NUNCA mesmo procurei saida de emergencia nos lugares onde fui. Depois desse acidente, me revi em todos os lugares que frenquentei e tentei me perguntar como sairia caso acontecesse o mesmo lá. NÃO SEI SE SOBREVIVERIA. A verdade é que ninguém sai achando que não vai voltar. Ninguém se despede sempre como se fosse a ultima vez. A gente sempre marca de se vê depois. Mas nem sempre esse depois chega. Não chegou para mais de  250 jovens, alguns prestes a se formar, outros ja formados, e outros nos seus primeiros passos. Não chegou para aquela mãe que pediu que a filha não fosse e ela respondeu dizendo:  às 3 da manhã eu ligo para dizer que esta tudo bem. Sim. As 3 da manhã o celular tocou, mas não foi a voz da filha que estava do outro lado da linha. Muito menos dizendo que estava tudo bem. Aliás, a voz da filha estará calada pra sempre e bem? Bom, isso não ficará nem tão cedo. A vida é feita de SE's. Se eles não tivessem ido, SE o cantor não tivesse usado sinalizadores. SE a boate tivesse mais de uma saída. SE , Se, se. A verdade é que só nao morreriamos, SE não tivessemos nascido. A vida nem sempre passa. As vezes, nós que passamos por ela. Lembro-me de um quadro que tinha no fantástico que se chamava " A VIDA EM 1 MINUTO" . Creio eu que aqueles jovens viram toda a sua vida em menos de 60 segundos passar como um filme em suas mentes e certamente cada um deles buscou força em um desses momentos pra tentar sair. Era 250 corações apertados, diparados. Eram mais de 500 pernas que corriam em direção a uma, uma unica e estreita saída. Como relatou um jovem " eu fiquei preso nas gradas em frente a saída durante 1 minuto e meio. Se elas nao tivessem lá, seria 1 minuto e meio a mais de pessoas saindo." 1 minuto e meio a menos de inalação daquela fumaça teria salvado muitas dessas 250 pessoas que se foram. 1 minuto faz o seu futuro chegar mais rápido.

RenattaSoares

Sem comentários:

Enviar um comentário